fechar

TORRIENSES ILUSTRES

TERTÚLIAS DE HISTÓRIA LOCAL


As tertúlias decorriam nas tabernas, que eram também um misto de mercearia, num passado até bastante próximo mas quase esquecido, onde as pessoas da terra não só adquiriam bens de primeira necessidade, a fiado ou a pronto, conforme o dia do mês, como trocavam dois dedos de conversa debruçados sobre um copo de três.

A Taberna Venceslau não era excepção: nas lânguidas tardes de Verão ou no início das intermináveis noites de Inverno, podiam-se ouvir as vozes cansadas de quem, não sem nostalgia, recitava de cor, ou com a ajuda de um livro ou jornal, uma qualquer história do antigamente sobre fulano ou cicrano, sobre a juventude de agora versus a de outros tempos, sobre a situação do país e as revoluções de outrora, gerando, por vezes, acesas discussões políticas demasiado sérias para aquele espaço despojado de manias sobranceiras.

Os temas e assuntos não faltavam, havia sempre sobre o que conversar quando se estava entre amigos. Os copos voltavam-se a encher, de trás do balcão saía mais um ou outro petisco, resultado de pedidos feitos em surdina, enquanto a torrente de palavras que enchia a sala tentava acompanhar as ideias de quem se juntava à discussão. 

Divulgavam-se as notícias, exageravam-se os pormenores de um qualquer acidente, sabia-se da vida de todos da vizinhança, e, às vezes, quando alguém puxava da viola ou do acordeão, um fado brotava das vozes ligeiramente intoxicadas de quem sabia a letra.

Ao final do dia deixavam-se calotes e bancos desarrumados, e as gentes seguiam para casa. Só o merceeiro, o taberneiro e o moderador, uma e a mesma pessoa, era deixado para trás, para arrumar os despojos de mais um dia lúdico na vida desta taberna. 

Aceitando o desafio de Álvaro Costa de Matos, e em parceria com o mesmo, decidimos retomar esta tradição homenageando os personagens mais ilustres da História de Torres Vedras.
Em 5 Sessões e em 5 Datas diferentes, trazemos-lhe as TERTÚLIAS DE HISTÓRIA LOCAL moderadas por Álvaro Costa de Matos, Manuela Catarino, Joaquim Moedas Duarte e José Eduardo Franco.

Venha fazer esta viagem ao passado connosco.



Datas das Sessões:

22 de Setembro | Manoel Agostinho Madeira Torres (1771-1836) - O "Cronista Torriense"
Moderador: Álvaro Costa de Matos (IC - Instituto de Comunicação e HTC - CFE - Nova FCSH)
Horário: das 19h às 21h

06 de Outubro | São Gonçalo de Lagos (1360-1422) - Um Agostiniano em Torres Vedras, na Baixa Idade Média
Moderador: Manuela Catarino (IEM - Instituto de Estudos Medievais - Nova FCSH)
Horário: das 19h às 21h

20 de Outubro | José Félix Henriques Nogueira (1823-1858) - Federalismo, República, Municipalismo e Associativismo: a actualidade do pensamento político de Henriques Nogueira
Moderador: Álvaro Costa de Matos (IC - Instituto de Comunicação e HTC - CFE - Nova FCSH)
Horário: das 19h às 21h

03 de Novembro | Jaime Batalha Reis (1847-1935) - Jornalista, Agrónomo e Diplomata
Moderador: Joaquim Moedas Duarte (Professor e Investigador de História)
Horário: das 19h às 21h

22 de Novembro | Cristóvão Ferreira (1580-1640) - Missionação e Apostasia
Moderador: José Eduardo Franco (CEG - Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta)
Horário: das 19h às 21h

Partilhar: